sexta-feira, 25 de maio de 2012

Experiências na turma do 1º ano



Onde se afunda o berlinde mais rapidamente? 
  • Num frasco com mel? 
  • Num frasco com água? 
  • Num frasco com álcool?

Experimentámos. 
Resposta: Onde se afundou mais lentamente foi no frasco com mel porque o mel é  mais viscoso do que os outros líquidos.


Como nascem os bichinhos da seda?

Primeiro é uma lagartinha, depois um casulo, depois uma borboleta! 
Observámos os bichinhos da seda da professora estagiária Inês. Agora vamos começar com os nossos...



Folhas de amoreira temos com fartura porque na nossa escola temos essa árvore!










O que é a simetria?

Simetria não significa só igualdade. Podem ser iguais mas não ser simétricas.
Experimentámos ver com o espelho a simetria da nossa cara, experimentámos a simetria nas pinturas das borboletas, com tintas....
Para haver simetria há uma linha que se chama o eixo de simetria. Essa linha divide ao meio a imagem, permitindo que um lado seja simétrico ao outro.

Como se apresentam trabalhos aos colegas?...

Parece fácil, mas na realidade não é. 
É necessário que os colegas estejam calados para nos ouvirem e não nos atrapalhem quando estamos a contar. 

Precisamos organizar bem o que cada elemento do grupo vai apresentar sobre o trabalho, para não nos repetirmos. Precisamos saber bem o que estamos a apresentar, para tirarmos as dúvidas que podem surgir aos colegas que nos ouviram...



O que apresentámos?
Trabalhámos as estações do ano, em grupo.
Também trabalhámos os animais: animais domésticos, aquáticos, selvagens e da quinta.
Por fim, apresentámos aos colegas cada um desses nossos trabalhos.


E para aprendermos mais...

Na biblioteca, experimentámos jogar a pares nos computadores da escola, jogos educativos, e ver livros que não podem ser requisitados para casa.







Sem comentários: