sábado, 12 de março de 2011

Nós e os dentes...

Na nossa escola, fazemos mensalmente o tratamento do flúor. Aprendemos que é muito importante a higiene oral. Fizemos colectivamente o cartaz Os nossos dentes que está ainda exposto na cantina da escola.
Entretanto, este ano, estudámos a dentição. E, a propósito, tivemos a ideia de escrever histórias e versos sobre O meu primeiro molar.
Aqui ficam alguns dos textos que escrevemos, em grupo:
Se o meu primeiro molar falasse...


Se o meu primeiro molar falasse
Eu gostava que me ajudasse a mastigar
Ele iria ser o meu dente preferido.

Eu gosto de lavar os dentes porque é divertido.

Nós devemos comer peixe, sopa, fruta…
Não devemos comer chocolates, chupa-chupas, rebuçados…

Se escovarmos bem os dentes
Vamos ficar mais contentes
E o molar
Vai ficar a brilhar
E toda a gente
O irá admirar!
Jéssica e Mary

∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞


Se o meu primeiro molar falasse...
Eu ficava muito surpreendido
Com o meu molarzinho
Muito fofinho e querido...

Eu pensei escrever um livro
com o título "O molar falador"
Que também é trabalhador
e, bem visto, é um amor!

Entretanto apareceram uns jornalistas
que queriam informações
sobre uns futebolistas
todos com grandes musculões!

Ouviu-se um futebolista
numa grande gritaria :
tinha um molar estragado.
- Preciso de ir ao dentista!

Foi assim que o jornalista
Conseguiu encontrar o futebolista
mas não lhe fez a entrevista
porque ele correu para o dentista :
-Ai, ai, ai! O meu molar!

Rodrigo S. e Edgar
∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞
Se o meu primeiro molar falasse...

Ai, ai, ai... E se antes ele gritasse?
Se ele gritar
vai tudo pelo ar
Sem parar!

Ele diz bem alto
para o lavar...
para o limpar...
para o branquear...
para o escovar...
para o cuidar...
Inês e Tânia
∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞

Recordem aqui como são os dentes e os cuidados que devemos ter.

Turma de 3º e 4º anos, professora Amélia


Sem comentários: